fbpx

Sobre o evento

Assim como o objetivo da medicina do século XX foi curar os doentes, o objetivo da medicina do século XXI, é sobretudo ajudar as pessoas a atingir um estado ótimo de saúde, promovendo o seu sistema imunitário, retardando e mesmo fazendo inverter parcialmente o envelhecimento, reduzindo a mortalidade e prolongando a vida.

Mais do que um objetivo, é uma responsabilidade de todos os profissionais de saúde que atuam direta ou indiretamente na Pessoa/Indivíduo, que procura para si um aperfeiçoamento constante e uma incessante vontade de se manter “jovem e saudável”, no propósito de chegar “novo a velho”.
Convidamos todos os profissionais de saúde, público em geral e stakeholders a participarem no 1st International Healthy Aging Summit 2019.

Comissão Científica

Programa

Expandir +
  • Dia 1

    29 DE MARÇO 2019

  • Hélder Bruno Martins Compositor, Pianista e Musicólogo

  • Em setembro de 2015, o Journal of American Medical Association (JAMA) reportou que 53% dos americanos tinham diabetes ou pré-diabetes devido a fenómenos de “resistência à insulina”.

    A doença cardio-metabólica, inclui doença cardíaca, cancro, Alzheimer, obesidade, diabetes e doença autoimune.

    Como causa principal do envelhecimento precoce e da maior parte das doenças da civilização moderna, destaca-se a “resistência à insulina”, sendo a Epidemia Global do século XXI, que considero ser responsável por 80% da mortalidade em humanos.

    Diabetes
    Doença crónica
    Insulina
    Integral
    Resistência

  • A inflamação tem um papel chave tanto na saúde, através da sua atividade fisiológica, como também na doença, através da sua atividade patológica. Nesta apresentação, iremos descodificar o seu papel patológico e quais as alterações ao estilo de vida essenciais para prevenir ou diminuir o seu aparecimento nefasto.
    Estilos de vida
    Exercício físico
    Inflamação
    Nutrição
    Prevenção

  • A maior viagem que podemos fazer é ao interior de nós próprios, seja através da alimentação, seja através da emoção.

    Nesta breve apresentação vou partilhar como dar um mergulho mais profundo, recorrendo a ferramentas, como a musicoterapia, a alimentação secundária (a que ingerimos diariamente) e a alimentação primária…o tipo de comida que nos alimenta, mas não vem num prato, e como se conseguem mudar prognósticos de doenças supostamente irreversíveis, num curto espaço de tempo.

    Alimentação anti-inflamatória
    Alimentação Primária
    Nutrição Integrativa
    Oncologia
    Vida Saudável

  • “Disruptores endócrinos e desequilíbrios hormonais: os perigos e como evitá-los.”

    Crescentes evidências sugerem que inúmeros produtos químicos podem interferir com o sistema endócrino, conhecidos como “disruptores endócrinos”.

    Estes produtos químicos são encontrados em muitos dos produtos de uso diário (alimentos, plásticos, embalagens de alumínio, produtos de limpeza e higiene).

    Estas toxinas ambientais podem potenciar o aparecimento de doenças oncológicas, interferir no metabolismo da glicose e do colesterol, induzir resistência à insulina e promover a obesidade.

    Gatilhos como a inflamação, o stress oxidativo, lesão mitocondrial, desregulação do metabolismo da tiróide, são apenas alguns dos efeitos adversos.

    O nosso corpo e as nossas hormonas estão sujeitos a desequilíbrios causados pelo contato com mais de 200 produtos tóxicos diariamente. Torna-se fundamental a sua compreensão para o desenvolvimento de uma abordagem médica focada em estratégias de prevenção e intervenção na saúde da população de forma a reduzir o impacto destes disruptores endócrinos.

    Desequilíbrios hormonais
    Disruptores Endócrinos
    Envelhecimento
    Inflamação
    Stress oxidativo
    Toxicidade celular

  • Como adequar o exercício de acordo com os parâmetros biomédicos, incluindo aspectos anatómicos, cronotrópicos e bioquímicos.

    O estado hormonal, metabólico e nutricional pode e deve ser equacionado para adequar a intensidade, a duração, o tipo de exercício e a melhor hora do dia para exercitar.

    Análises
    Exercício físico
    Fisiologia
    Metabolismo
    Otimização metabólica

  • No séc. XIX, o biólogo russo, Élie Mechnikov, premiado com o Nobel da Fisiologia, afirmou: “A morte começa no cólon”. Desde as suas descobertas, a investigação científica, credibiliza cada vez mais a noção de que 90% das doenças que afetam os humanos, têm origem numa saúde intestinal deficiente.

    O intestino participa no bom funcionamento do sistema imunológico (nele se localiza 70% da nossa imunidade), no processo de desintoxicação, no controlo da inflamação, na produção de neurotransmissores (95% da serotonina é produzida pelo sistema nervoso entérico) e vitaminas e na absorção de nutrientes. Um mau funcionamento intestinal provoca um aumento da sua permeabilidade – Intestino poroso – que conduz a um grave processo de autointoxicação, o qual está na origem de muitas doenças neurológicas, inflamatórias e autoimunes.

    Perante tudo isto, é fundamental reduzir ao mínimo os resíduos tóxicos. A Hidroterapia do cólon é a ferramenta de eleição para este procedimento! Consiste na limpeza terapêutica dos excrementos, resíduos e mucosidades tóxicos impactados e incrustados no intestino grosso, ao longo dos anos, através da utilização de água purificada e ozonizada. No final do tratamento dão-se probióticos.

    A Hidroterapia do cólon é a verdadeira prevenção!

    Hidroterapia do cólon
    Imunidade
    Intestino grosso ou cólon
    Microbiota
    Prevenção

  • Importância da modulação hormonal como pilar fundamental da Medicina aplicada ao envelhecimento saudável
    Andropausa
    Disruptores Endócrinos
    Menopausa
    Modulação Hormonal
    Tiróide

  • A suplementação avançada assegura a manutenção do equilíbrio bioquímico, o controlo dos níveis inflamatórios e a manutenção de uma resposta imunitária inteligente e eficaz.

    Para que o envelhecimento se processe de forma saudável é determinante respeitar os níveis ótimos de nutrientes essenciais, definidos de acordo com a genética individual e os desequilíbrios das respostas imunitárias.

    Estudos epigenéticos e do sistema imunitário são essenciais na definição das necessidades de forma personalizada, permitindo a regulação do sistema imunitário, pilar principal da saúde. A correção das vias de sinalização imunitária alteradas ajudam o sistema imune a recuperar a sua capacidade de coordenação, de autorregulação e de adaptação. Desta forma, a suplementação contribui para o funcionamento ótimo do sistema imunitário, do bem-estar do organismo e assume um papel fundamental na estratégia terapêutica.

    A apresentação de casos clínicos, além de didática, ajuda à consciencialização do conteúdo da temática.

    Antienvelhecimento
    Epigenética
    Jovem e saudável
    Microimunoterapia
    Sistema Imunitário
    Suplementação avançada

  • Treino da mente no envelhecimento visa criar melhor sintonia entre consciente e inconsciente.

    Emoções mais digeridas: vida mais saudável.

    Amor
    Equilíbrio
    Imagens
    Reconstrução
    Sintonia

  • “Quando falamos com o coração, é o coração das pessoas que escuta. E é isso que pode mudar a vida delas”.

    Victor Sorrentino: Médico, Escritor e Palestrante.

    Dietas
    Obesidade
    Polimorfismos
    Suplementação

  • Estamos em busca de uma prática médica mais eficaz, voltada para a neutralização das causas das doenças, não apenas para a redução de suas manifestações. Para tanto, precisamos entender os mecanismos fisiopatológicos de cada doença. Precisamos estar atentos às características genéticas, epigenéticas e comportamentais de cada paciente, considerando-o como indivíduo único, pois os mecanismos fisiopatológicos são necessariamente particularizados de acordo com esses fatores.

    A identificação de polimorfismos genéticos envolvidos no metabolismo da vitamina D nos pacientes portadores de doenças autoimunes tem oferecido oportunidade única para o entendimento dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos nessas enfermidades. Em consequência, estabeleceram-se perspectivas de tratamento eficaz que se tornaram realidade ao longo dos últimos 16 anos. Nesse período, o emprego terapêutico da hipervitaminose D associada a medidas para prevenção de intoxicação foi progressivamente aperfeiçoado, devolvendo vida normal a dezenas de milhares de pacientes em diversos países.

    Durante o processo de aperfeiçoamento desse protocolo, tornou-se evidente a importância da prevenção do estresse emocional para otimização dos resultados terapêuticos, descortinando-se os mecanismos epigenéticos que são acionados na agressão autoimune. Genes polimórficos (determinantes de resistência à ação imunomoduladora da vitamina D) que se encontram normalmente silenciados por processos (via, por exemplo, metilação epigenética) passam a se expressar, oportunizando a agressão autoimune.

    No 1st. International Healthy Aging Summit (março de 2019 em Estoril, Portugal) teremos a oportunidade de demonstrar como a compreensão da interação entre os mecanismos epigenéticos e bioquímicos (com a fundamental administração concomitante de doses adequadas de outras substâncias, tais como o magnésio e a riboflavina) vêm otimizando a efetividade dessa proposta terapêutica, com evidentes implicações preventivas para o contexto da saúde pública. Dar-se-á o devido ênfase ao tratamento do autismo, cujos mecanismos autoimunes vêm sendo progressivamente reconhecidos.


  • Estarei compartilhando com vocês relatos de casos clínicos de pacientes portadores de doenças autoimunes.

    O tratamento que será apresentado inclui o uso de doses de vitamina D no tratamento de patologias/doenças auto-imunes, também conhecido como “protocolo Coimbra”, idealizado e criado pelo Professor Dr. Cícero Galli Coimbra.

    "Protocolo Coimbra"
    Casos clínicos
    Doenças autoimunes
    Homeostase
    Por uma outra terapia
    Vitamina D

  • Dia 2

    30 DE MARÇO 2019

  • Uma abordagem terapêutica opcional focada na causa e não na sintomatologia das doenças autoimunes

    1. Imunologia básica – para não imunologistas

    2. Imunidade inata – sua anatomofisiologia

    3. Imunidade adquirida – sua anotomofisiologia

    4. O mecanismo bioquímico do processo inflamatório crônico

    5. Glúten e autoimunidade – verdades e mentiras

    6. Microbiota intestinal – um novo órgão metabólico, responsável por mais de 70% da imunidade humana

    7. Uma visão atualizada sobre anticorpos

    8. Tratamento da causa e não das consequências

    9. Perguntas e Respostas

    10. Conclusões

    Anticorpo
    Diabetes
    Doenças autoimunes
    Glúten
    Imunologia
    Inflamação
    Microbioma
    Probióticos

  • A Natureza tem a tremenda capacidade de dar resposta à grande maioria das necessidades do Homem, para a manutenção da sua saúde, mas também no combate à doença. "O Velho e o Mar, ou quando Hemingway dá a mão à Ciência" seguirá uma abordagem holística, com base nos princípios que regem a Natureza, o Ser Humano e as correlações entre ambos e que contribuem para a Homeostase, comprovados clinicamente.
    Homem
    Homeostase
    Mar
    Minerais
    Pessoa
    Velho

  • A utilização do ozono como terapia, no âmbito da Medicina, remonta ao início do Século XX, tendo sido aplicado pela primeira vez no tratamento de feridas (Wolf, 1915).

    Desde a invenção do primeiro gerador (Dr. Joachim Hansler, 1958) até aos nossos dias tem havido um crescente interesse da comunidade científica em estudar as propriedades do Ozono no âmbito terapêutico, levando ao desenvolvimento de diversas técnicas e formas de aplicação que contribuem significativamente para a melhoria da saúde das pessoas.

    Analgésico
    Hemoterapia
    Infiltração
    Inflamação
    Ozonoterapia

  • Biofeedback é um sistema que consiste na avaliação e equilíbrio da pessoa como um todo, ou seja, faz uma análise integrada dos estados físico, mental, emocional e energético/espiritual. Sabemos que estes 4 corpos funcionam em conjunto e interagem entre eles. Assim, qualquer alteração mental, emocional ou energética tem o seu impacto no físico e vice-versa.

    É uma tecnologia que facilita a pessoa a retornar ao seu estado natural que é a saúde e o equilíbrio.

    Biofeedback
    Equilíbrio
    Prevenção
    Quântica
    Stress

  • Biofeedback é um sistema que consiste na avaliação e equilíbrio da pessoa como um todo, ou seja, faz uma análise integrada dos estados físico, mental, emocional e energético/espiritual. Sabemos que estes 4 corpos funcionam em conjunto e interagem entre eles. Assim, qualquer alteração mental, emocional ou energética tem o seu impacto no físico e vice-versa.

    É uma tecnologia que facilita a pessoa a retornar ao seu estado natural que é a saúde e o equilíbrio.

    Biofeedback
    Equilíbrio
    Prevenção
    Quântica
    Stress

  • Quando falamos em envelhecimento saudável, pretendemos compreender o corpo humano no seu todo e praticar medicina de forma a permitir que este se mantenha em equilíbrio, em homeostasia.

    A abordagem Biológica e Integrativa da Medicina prima por esse respeito pelo todo, atua a um nível mais profundo, tentando reconhecer e tratar as funções doentes, a sua causa e não apenas atuar ao nível dos sintomas.

    Na Medicina Biológica o conceito de campos disjuntivos ou interferentes é muito importante. Os dentes são orgãos preciosos, assim como as condições microbiológicas, oclusais e periodontais da cavidade oral, e são os campos disruptivos mais frequentes no organismo, capazes de serem críticos para o bom funcionamento de todo o corpo.

    A grande maioria das doenças crónicas tem conexão com focos infecciosos dentários. Enquanto eles não forem identificados e eliminados o tratamento dessas condições crónicas, como são exemplo as doenças Auto-imunes, não será bem sucedido.

    Cavitação
    Doença periodontal
    Doenças autoimunes
    Medicina dentária biológica
    Microbiota oral
    Nico

  • Durante o envelhecimento ocorrem diferentes alterações fisiológicas que têm impacto na qualidade de vida. Sintomas como cansaço, fadiga, falta de força e dores que limitam os movimentos são comuns nesta fase e podem estar relacionados com deficiências nutricionais. Estabelecer rotinas diárias, como fazer exercício físico regularmente, manter uma alimentação variada e equilibrada, garantindo um aporte adequado de nutrientes adaptado às necessidades individuais e manter hábitos de sono saudáveis, também contribuem para uma boa qualidade de vida. A pensar nestes momentos, a Nestlé Health Science desenvolveu uma gama de soluções nutricionais formuladas com nutrientes específicos adaptadas a cada fase do envelhecimento, com o objetivo de garantir que as pessoas se mantêm ativas e desfrutam de um envelhecimento mais saudável.
    Envelhecimento Saudável
    Nutrição
    Qualidade de Vida

Palestrantes

Inscrição


INCLUI


coffee break · manhã


coffee break · tarde


Material de merchandising
(consoante disponibilidade)


Lugar sentado
(consoante disponibilidade)


Certificado de Participação


OPCIONAL


Jantar Oficial “1ST IHAS 2019”
6.ª feira, 29 de março
Lotação Completa


Curso Pós Summit

CURSO PÓS SUMMIT

“Introdução à Homeostase Hormonal”

Por Dr. Lair Ribeiro

HOTEL PALÁCIO ESTORIL

DOMINGO, 31 de MARÇO 2019

9:00 às 19:00 | 8H

Programa clínico eficiente, com embasamento científico, sobre a eficácia e a segurança no uso de hormônios.

1. Ciência Nutricional – adequação de macronutrientes, micronutrientes e enzimas
2. Equilíbrio do NEI System (Neurológico, Endócrino e Imune)
3. Uma outra visão médica (SOGIAH) – avaliação dos níveis de Submetilação, Oxidação, Glicação, Inflamação, Autoimunidade e Homeostase Hormonal
4. Perfil hormonal feminino e masculino – hormônios, produção fisiológica e atuação em órgãos-alvos
5. Glicoproteínas carreadoras de hormônios no sangue (SHBG, CBG, TBG)
6. Dosagem hormonal salivar – verdades e mitos
7. Teoria da Triagem do Dr. Bruce Ames
8. Telômeros, Telomerase e Longevidade
9. Introdução à homeostase hormonal feminina
10. Introdução à homeostase hormonal masculina
11. Perguntas e Respostas
12. Conclusões e Encerramento

HORMÔNIOS TIREOIDE GLICAÇÃO OXIDAÇÃO INFLAMAÇÃO PROGESTERONA ESTROGÊNIOS TESTOSTERONA HIPOTÁLAMO MELATONINA CICLO MENSTRUAL OVÁRIOS REPOSIÇÃO HORMONAL

CV COMPLETO

  • DIRIGIDO EXCLUSIVAMENTE A PROFISSIONAIS DE SAÚDE
    Para efeitos de participação no curso pós summit, não é condição obrigatória a inscrição no “1ST International Healthy Aging Summit 2019″
  • INCLUI
    Coffee Break (manhã e tarde)
    Almoço
    Documentação do curso
    Certificado de Participação

CONDIÇÕES ESPECIAIS DE VIAGENS
TAP Official Carrier: mais informação

CONDIÇÕES ESPECIAIS DE ALOJAMENTO
Faça a sua reserva de alojamento no Hotel Palácio Estoril,
introduzindo o Código Promocional: 1STIHAS2019
www.palacioestorilhotel.com

LOCAL DE REALIZAÇÃO
Hotel Palácio Estoril
Rua Particular, 2769-504 Estoril – Portugal

ENTIDADE ORGANIZADORA
iD CONSULTING®
Avenida da Liberdade 110, 1.º | 1269 – 046 Lisboa
t.: +351 211 221 979
registo@ihealthyagjngs.org

1IHA